Cursos EaD da UEPG são bem avaliados em pesquisa nacional

28 DE OUTUBRO DE 2020

O Guia da Faculdade Quero | Estadão analisou mais de 14 mil cursos

O curso de Licenciatura em Matemática na modalidade de Educação a Distância (EaD) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) acaba de receber cinco estrelas, a melhor nota possível, pelo Guia da Faculdade Quero | Estadão. As avaliações foram  publicadas no último domingo (25). O Guia da Faculdade é fruto de uma parceria entre o jornal O Estado de S. Paulo e o site Quero Bolsa.

Também foram avaliados positivamente os cursos de Licenciatura em Letras EaD e Licenciatura em Pedagogia EaD, que receberam 4 estrelas, e os cursos de Bacharelado em Administração Pública EaD e Licenciatura em Geografia EaD, que receberam 3 estrelas. Conheça, a seguir, como foi feito o processo de avaliação.

Foram analisadas 1.909 instituições do Brasil, totalizando 14.343 cursos superiores que passaram pelo crivo de 9.225 professores avaliadores de todo o país. Para esse trabalho, o Guia da Faculdade convidou todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) para terem seus cursos avaliados. Desde abril deste ano, os coordenadores dos cursos participantes receberam um questionário para apresentar as principais características da graduação, focando em três aspectos:

- Corpo docente: perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos;

- Projeto didático-pedagógico: características da proposta de ensino do curso;

- Infraestrutura: características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos.

O Nutead parabeniza a todos pelo esforço e pelos resultados obtidos! Os professores coordenadores dos cursos estrelados comentam a importância desta avaliação:

"Essa avaliação de 5 estrelas, que recebemos com alegria, é importante por valorizar a oferta na modalidade a distância do curso de Licenciatura em Matemática da UEPG, que é um curso tradicional e confiável, respeitado há décadas no Estado do Paraná. Embora a oferta na modalidade a distância tenha iniciado em 2009 (atualmente estamos com as 5ª, 6ª e 7ª entradas em andamento), o curso de Matemática é o mais antigo da UEPG, tendo sido criado em 1949. O Projeto Pedagógico do Curso a distância (PPC), logicamente adaptado às particularidades da modalidade de oferta, é muito semelhante ao PPC do curso em sua oferta presencial, ambos primando pela qualidade do ensino público e gratuito ofertado e pelo esmero na construção do perfil profissional do licenciando. Como um diferencial do curso nos últimos anos, posso citar a qualificação e a competência do corpo docente: os professores formadores dos diversos departamentos cada vez mais abraçam o curso, o que, junto com a excelente atuação de nossos tutores, reflete em um bom atendimento aos alunos."

Prof. Jocemar Chagas - Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática EaD

"Acredito que estar entre os cursos melhor avaliados do Brasil significa o reconhecimento de toda uma equipe de trabalho e empenho de acadêmicos que se prepararam para atuarem como bons profissionais da Educação. Nosso curso prima por desenvolver boas práticas que contribuam para o desenvolvimento da sociedade contemporânea."

Profª Dilma Heloísa Santos - Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol EaD

“Uma boa avaliação do curso consolida a trajetória de trabalho de nossos professores, tutores, equipe administrativa/ técnica e de nossos alunos. Ressaltando a qualidade do ensino superior público para a comunidade, e, principalmente para os estudantes que pretendem ingressar na graduação. Nosso curso recebe uma análise da realidade, resultado dos esforços e engajamento de todos os envolvidos na formação de profissionais qualificados. Contribuindo para a continuidade dessa trajetória de maneira satisfatória.”

Profª Rubia Carla Maier - Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração Pública

"A nota 4 do Curso de Licenciatura em Pedagogia EAD da UEPG nessa avaliação representa, em primeiro lugar, a maturidade que o curso já atingiu, com os seus 12 anos de funcionamento na instituição. E, em segundo lugar, o seu crescimento, pois com aproximadamente 700 alunos é o maior curso de educação a distância da UEPG."

Profª Clícia Buhrer Martins - Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD

"Creio ser importante este tipo de menção dos cursos [no Guia da Faculdade], por se tratar de uma guia sério, que utiliza uma metodologia para avaliar os cursos. Nós, professores do Departamento de Geociência da UEPG, estamos trabalhando há muitos anos para fazer um curso de Licenciatura em Geografia EaD de qualidade. É isso que nos move, procurar fazer um curso sério e reunir um grupo de professores capacitados. Dentro desta linha, sempre estamos buscando melhorar, e creio que este resultado vem para premiar o que já fizemos ao longo destes anos. Mas estamos cientes de que ainda precisamos melhorar, e estamos trabalhando nisso, orientando os novos alunos, nos baseando nas experiências das turmas anteriores, e creio que logo colheremos os frutos deste trabalho. [...] Estamos contentes e acredito que esta avaliação é positiva, trata-se de um reconhecimento do trabalho que está sendo feito."

Prof. Gilson Campos Ferreira da Cruz - Coordenador do curso de Licenciatura em Geografia EaD